Sabemos que o verdadeiro propósito da sua empresa existir é algo muito mais profundo do que simplesmente realizar uma venda do seu produto ou serviço, mas precisava chamar sua atenção para um processo simples, eficiente e dinâmico, que pode trazer resultados incríveis para o seu negócio, influenciando positivamente pessoas, empresas e, consequentemente, a construção de uma marca.
No artigo abaixo, vou te apresentar alguns pontos sobre o que é o propósito de marca, quais são as vantagens de ter um propósito claro, alguns exemplos práticos de marcas que traduzem seu propósito em ações de comunicação, e uma ferramenta que você pode aplicar, ainda hoje, para iniciar o processo de amadurecimento e descoberta do propósito da sua marca. Vamos lá?
Vivemos um novo momento enquanto sociedade.
Estamos passando por mudanças profundas em nossa sociedade. Nossos antepassados passaram por revoluções industriais e, hoje, vivemos uma verdadeira revolução tecnológica, que impacta diretamente a forma como nos relacionamos entre nós mesmos e com as marcas que consumimos.
Se antes as barreiras eram físicas, hoje elas estão a um clique de distância, e isso muda tudo. A forma como consumimos marcas, produtos e, principalmente, passamos nosso tempo, mudou de uma vez por todas.
A era da hiper personalização e das mídias digitais chegou para ficar.
Antes uma empresa conseguia se diferenciar por ter um produto de qualidade, hoje isso virou praticamente uma obrigação.
Seu concorrente tem acesso a mesma tecnologia e informações que você. E agora?
Devido a comoditização do mercado, o processo de conexão das marcas com seu público mudou. Hoje, o consumidor quer se sentir representado pelo que consome.
Eles querem que aquele serviço ou produto, além de resolver seu problema, os represente de alguma forma, abracem suas causas, levantam suas bandeiras.
E com todas essas mudanças, onde o propósito da sua marca entra como um aliado do seu negócio no mercado?
Propósito: muito mais que uma frase de impacto.
O propósito de uma marca é muito mais que uma frase de impacto, ele é a força motriz de por quê, como e para quem sua empresa faz o que faz.
É aquilo que te torna único, é a forma como sua empresa consegue gerar valor e impacto positivo no mundo, de maneira única.
É a autenticidade na forma mais palpável possível.
Os consumidores querem se sentir representados, e ter um propósito bem definido pode ser um bom primeiro passo para desenvolver uma conexão genuína com seus públicos e ganhar mercado através de ações de marketing e comunicação.
Um estudo recente publicado pela Accenture mostra que a melhor estratégia é deixar sua posição e valores claros aos consumidores.
No Brasil, 83% dos consumidores preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida, dispensando aquelas que preferem se manter neutras.
Ou seja: marcas que informam ao público sobre seus propósitos, causas que defendem e se posicionam para além de seus produtos, têm mais chance de atrair consumidores e influenciar decisões de compra.
''Certo, mas o que meu negócio ganha tendo um propósito claro?''
Cada vez mais os consumidores buscam conexões genuínas com as marcas e produtos que consomem. Isso não é um dado que terá impacto no seu negócio apenas no futuro, é um dado que fará a diferença agora.⠀
Investir em branding para o seu negócio é ter a certeza de uma marca próspera, genuína e que traga relevância e faturamento para a sua empresa do curto ao longo prazo.
Com uma marca bem alinhada, tendo o propósito como passo inicial desse processo, todas as ações de marketing no curto prazo serão desenvolvidas com um único foco, a construção do posicionamento estratégico do seu negócio e, por consequência, aumento de faturamento.
É aqui que o jogo muda, e você começa a gerar valor.⠀
E não falamos apenas de ações de marketing para o mercado, mas também de ações voltadas para o endomarketing, fortalecendo a cultura da sua empresa.
Gosto de enxergar o propósito como uma bússola, que orienta ações internas, contribui para contratação de pessoas que se identificam com o propósito da empresa, engaja colaboradores e aumenta sua produtividade, além de reduzir a rotatividade de pessoas.
Não tá conseguindo enxergar de forma prático onde pode ser aplicado na sua marca ou negócio? Então vem comigo que vou trazer alguns exemplos bem conhecidos para você se familiarizar.
Propósito de marca na prática!
Você consegue imaginar o McDonald's como uma churrascaria? Pois bem, acredite ou não, foi assim que tudo começou!
Após alguns anos, os donos perceberam que a maior parte das vendas eram de hambúrguer e batata frita, e decidiram reduzir o cardápio para os itens que eram responsáveis pelo seu faturamento.
O cardápio se tornou reflexo do que os clientes queriam e a marca alinhou seu propósito e discurso em cima dessas necessidades.
Essa estratégia não só eliminou uma série de custos, como contribuiu para a rede se tornar uma referência em termos de hambúrguer. Assim, a identidade visual da marca mudou para se tornar adequada ao que era o McDonald’s a partir daquele momento.
Com o passar do tempo, o McDonald’s lapidou sua marca, até ela ser reconhecida somente pela tradicional letra "M" amarela e seu slogan, ''Amo muito tudo isso''.
Assim como a sociedade se transforma, sua marca e seu negócio precisam acompanhar essas mudanças sem perder sua essência, e o propósito é um guia perfeito para isso.
As evoluções do branding aconteceram de maneira tão coerente e embasada, que os elementos visuais podem até ter passado por alterações ao longo dos anos, mas o posicionamento da marca é o mesmo, no mundo inteiro.
Se sua marca possui uma identidade clara, a mudança não deve ser algo assustador. Muito pelo contrário, é a oportunidade de acrescentar e somar novos atributos a sua marca.
Uma mudança comportamental da marca deve ser encarada como uma oportunidade de gerar ainda mais conexão com seus stakeholders, fortalecendo o que sua marca acredita e aumentando sua lembrança.
Golden Circle: uma nova ferramenta na sua caixa de gestão de negócios, marca e comunicação.
Agora que você já entendeu a importância de ter um propósito claro para seu negócio, e como esse propósito pode ser aplicado diretamente nas ações empresariais, de marca e comunicação, chegou a hora de conhecer uma ferramenta que utilizo em assessorias e consultorias de branding e comunicação, para ajudar gestores e gestoras a definir qual é o propósito da marca.
Cada projeto de branding precisa ser encarado de maneira única. E, para ter mais sucesso nessa estratégia, é preciso envolver boa parte da organização no processo, engajando-os e cocriando durante quase todo projeto.
No branding, existem inúmeras ferramentas que podem e devem ser utilizadas, mas queremos dar destaque ao Golden Circle.
Simon Sinek: a mente por trás dessa, brilhante, ferramenta.
Desenvolvido pelo especialista Simon Sinek, autor do livro ''Comece pelo por quê'', essa ferramenta tem como intuito entender e orientar todo o negócio de dentro, para fora, sendo um guia para tomadas de decisões estratégicas, que pode ser usado tanto no branding, como no marketing e também nas ações de comunicação.⠀
No vídeo acima, Simon mostra de maneira clara e prática como a ferramenta pode ser utilizada por líderes para engajar equipes dentro do propósito do negócio, e como comunicar esse propósito para o mercado.
Alguns dos benefícios que sempre destacamos na utilização do Golden Circle é que a ferramenta proporciona clareza do que o negócio faz de maneira única, engajando colaboradores no processo e contribuindo fortemente para ações estratégicas que fortaleçam esse propósito.
Dicas úteis para te ajudar a amadurecer o propósito da sua marca.
O processo de desenvolvimento do seu propósito não é uma tarefa fácil, mas está longe de ser impossível. Além de ser uma atividade reflexiva, ela pode gerar resultados incríveis se desenvolvida com sua equipe.
O primeiro passo é você, enquanto gestor ou gestora, entender a história do negócio.
- O que nos fez chegar até aqui?
- Qual foi o motivo da nossa existência?
- O que nos diferencia da nossa concorrência?
- O que nosso cliente valoriza?
- Como resolvemos seu problema?
O segundo passo é escutar cada colaborador e entender como eles enxergam o que a empresa faz, como faz e por quê faz.
Acredite ou não, esse processo é extremamente prazeroso. Vão surgir diversos pontos de vista, convergentes e divergentes, e isso vai agregar bastante valor para você, enquanto liderança, em todo processo.
O terceiro passo é entrevistar clientes do seu negócio.
- Por quê você consumiu meu produto ou serviço?
- Como você se sentiu?
- Resolvemos seu problema?
- Como você enxerga nossa marca?
- Ela te representa de alguma forma?
Informações coletadas? Agora é hora de reunir sua equipe e construir seu golden circle baseado nos três pontos de vista acima.
Separe um tempo apenas para essa ferramenta. Se possível, prepare um release para sua equipe sobre a ferramenta e envie para todos os participantes da atividade antes da reunião. Em equipe, refletir é preciso!
Alguns exemplos de propósito para você se inspirar!
Redondo é sair do seu quadrado. (Skol)
Fala sobre liberdade de expressão e traduziu muito bem o novo momento da marca, que precisava se reinventar no discurso para seu público.
Just do it. (Nike)
A Nike prega que todos podemos ser atletas. O slogan reflete exatamente a questão da coragem e a superação que podemos ter com o movimento, com a ação.
Amo muito tudo isso! (McDonald's)
O slogan traduz paixão, conforto e amizade, refletindo a proximidade da relação da marca com seus consumidores.
Propósito definido, e agora?
Encontrar seu propósito é o primeiro passo.
Na metodologia acima de pesquisa, você vai conseguir envolver seus colaboradores e iniciar um processo de endomarketing, fazendo com que todas as ações dos colaboradores e das lideranças sejam filtradas pelo que ficou acordado no Golden Circle.
Tudo que a organização faz tem que estar alinhado com o propósito desenvolvido, e isso não é uma tarefa fácil.
E quando falamos tudo, é tudo mesmo! Esse comportamento que a marca vai desenvolver com seu propósito, irá contribuir para que ela seja identificada e compreendida.
Ou seja, suas crenças, o que ela oferece, como se comunica, como atende os clientes, como se comporta.
No vídeo abaixo, Mônica Santos, Diretora de RH do Google Latam, fala para Endeavor sobre a importância da cultura interna e como ela deve espelhar as ações da marca.
O propósito é o DNA do seu negócio, e essa identidade deve permear diversas expressões da marca e da empresa, como seu nome, sua identidade visual, que vai guiar todo comportamento da marca em sites, materiais institucionais, filmes publicitários, o discurso de atendimento do cliente, sua proposta comercial, as contratações e uma lista que estende para as necessidades individuais de cada marca.
Considerações finais
Seu propósito é muito mais que seu produto ou serviço.
Ele é uma das maneiras de se conectar emocionalmente com seus clientes, diferenciando seu negócio em um mercado cada vez mais comoditizado, fazendo com que esse usuário escolha sua marca, e não outra.
Além disso, ele pode contribuir para um processo de fidelização e indicação, fazendo com a que a marca se transforme em um ativo completo para sua empresa.
Se isso ainda não está acontecendo no seu negócio, está na hora de repensar sua estratégia. Conte comigo para contribuir para construção de uma verdadeira marca para sua empresa!